domingo, 26 de setembro de 2010

REFLETINDO SOBRE O EIXO III

ESTE EIXO ESTÁ SENDO DE GRANDE AJUDA NO MEU TCC

Neste eixo III consegui fazer uma maior relação com meu TCC, pois as interdisciplinas de Literatura, Teatro, Música, Artes visuais e Lúdicidade me fizeram refletir e viajar ao meu trabalho de conclusão do curso.
Foi um eixo muito gostoso de fazer, pois foram atividades prazerosas, e que por eu me identificar com elas e as utilizar em meu estágio, como o teatro, a música a lúdicidade e principalmente a literatura com a contação de histórias me fez sentir uma necessidade de falar sobre o bom e “velho livro”, da sua importância para o desenvolvimento da criança.
Lembro que a querida professora Max nos mostrou um filme onde duas estudantes contavam uma história de maneira diferente.
A primeira contadora de história, não entrou na magia do texto que estava lendo sem deixar os personagens fluírem de sua voz e de sua mente, e porque não dizer do seu coração, não conseguindo assim encantar os ouvintes de sua história, já a segunda contadora, tinha um domínio sobre o que tava contando, fazendo assim os ouvintes participarem da história sem que eles perdessem a concentração diante do que estavam ouvindo.
Achei muito interessante, pois pude perceber realmente a importância de se contar uma história, a maneira como se deve contar para não dispersar as crianças.
Percebi também que contar histórias, qualquer pessoa consegue, porém contar, entrar na história e deter a atenção dos ouvintes, exige experiência, estudo e muita técnica, e é claro a pessoa tem que gostar e amar o que ta fazendo, e eu amei as experiências que tive em meu estágio.
As pessoas contam histórias por que nelas são passadas (principalmente para as crianças) maneiras de se trilhar o caminho do bem, é através das histórias que se mostram as coisas boas e más, como um ser indefeso, totalmente independente, vai superando seus traumas e medos para encontrar o caminho por meio de suas próprias qualidades.
Acredito ser de grande importância se trabalhar com os contos de fadas, pois leva as crianças a aguçar a sua imaginação. É claro que elas sabem distinguir o real da fantasia, mas acho que é indispensável para a criança, que tem acesso ao mundo real, ter também momentos de descontração e sonhos.
Notei em meu estágio o quanto às crianças gostam de ler e ouvir contos, pois é neles que depositam e idealizam os seus sonhos e desejos mais internos, que não expressam no cotidiano.
Os textos de Fanny Abramovich, estão sendo de muita importância para a construção do meu TCC, como “Gostosuras e Bobices”.
Neste eixo pude constatar que é necessário o professor, ter além de conceitos e teorias, uma conduta lúdica, que goste de brincar com seus alunos, que busque proporcionar atividades gostosas, prazerosas, pois segundo Piaget (1987), quando se consegue transformar leitura, ortografia e cálculo em brincadeira, tais atividades tidas como maçantes e desinteressantes, tornan-se prazerosas e fáceis para os alunos.
Portanto, uma criança que brinca, se socializa, interage, assume papéis, representa vivências, constrói seu conhecimento, ou seja, aprende.
Este eixo esta sendo de grande significância para meu trabalho.

4 comentários:

Rosângela disse...

Oi Edinei,

Afirmaste que as interdisciplinas do eixo III, especialmente a de Literatura, estão sendo de grande valia para o teu TCC, mas tua reflexão ficou centrada em atividades desenvolvidas no curso.
Traga mais elementos a respeito da tua prática como professor (envolvendo a literatura) e explicite melhor a contribuição dessa interdisciplina na construção do teu TCC. Que conceitos foram trabalhados no TCC? Que dados do teu estágio serão usados para análise?...

Quanto à atividade de contação de histórias, acho interessante destacar que, mais importante do que o modo como se conta uma história, são os valores, as lições...(às vezes preconceituosas e estereotipadas) transmitidas, pois, através das histórias, oferecemos aos nossos alunos diferentes formas de compreender a realidade.

Reforço a importância de revisares o teu texto antes de postar, certo?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.

Edinei disse...

Olá Rosângela, desculpe mas não achei que meu texto ficou centrado a alguma atividade do eixo.
Quanto aos elementos não estou me aprofundando pois isto estou fazendo na escrita do TCC, posso te incluir na lista se quiseres acompanhar minha escritas la.
Estou procurando fazer uma reflexão (sem me aprofundar) dos eixos buscando uma relação com meu TCC, afinal não estamos aqui para estudar o eixo novamente, mas creio que se deres uma olhada no meu TCC vais achar bem bacana o que estou criando la.
Beijo Edinei

Edinei disse...

Utilizei muito a contação de histórias para introduzir os conteudos que queria passar, pois percebi que as crianças sempre faziam um mair relação entre a história e os conteúdos.Percebi o encantamento que as crianças ficavam quando contava alguma histório e eu mesmo me encantava com esta atividade, e como achava uma atividade pouco desenvolvida na escola resolvi direcionar meu tcc para esta prática.
Uma autora que esta me auxiliando muito é Fanny Abramovich, pois fala muito sobre a contação de histórias.
Quanto aos dados dio meu estágio que utilizarei para a análise, será sem duvida a minha prática com as crianças e nossas realizações.

Rosângela disse...

Oi Edinei,

Só pra esclarecer... a atividade do SI para esse semestre solicita que vocês revisitem os eixos iniciais a fim de:
1) Identificar competências desenvolvidas neste (per)curso e seus reflexos nas práticas pedagógicas e no seu estágio.
2)Estabelecer redes de relações entre os conceitos presentes nas diferentes postagens e nas interdisciplinas dos eixos anteriores.

Assim, não se trata de transpor o TCC pra cá nem de refazer o trabalho dos eixos iniciais. O que propomos é um diálogo entre esses dois momentos, visto que um é, em certa medida, a base para o outro. Esperamos de vocês um diálogo denso, aprofundado, reflexivo que articule elementos teóricos e práticos. Meus questionamentos a partir da tua postagem tinham esse intuito: te fazer avançar na reflexão, para trazeres mais elementos teóricos que te ajudassem a compreender tua realidade de um modo mais crítico.

Quando perguntei sobre os dados do teu TCC... sei que usarás a tua prática com as crianças, mas certamente haverá um recorte disso. Não há como usar tudo que fizeste, produziste durante o estágio. Minha pergunta era para saber se utilizarias teu planejamento ou as reflexões ao final de cada aula/semana ou ainda os registros das próprias crianças... Enfim, há uma série de possibilidades.

Beijos, Rô Leffa