quinta-feira, 14 de outubro de 2010

REFLETINDO SOBRE O EIXO IV

Neste eixo estudamos A Representação do Mundo pelas Ciências Naturais; A Representação do mundo pela Matemática; A representação do Mundo pelos estudos Sociais e o Seminário Integrador IV.
Voltando nas atividades propostas pelo eixo, recordei que foi um semestre um tanto complicado para mim, pois estava voltando de uma internação médica de 33 dias em Porto alegre, estava na casa dos meus pais, retomando a vida novamente e junto a faculdade.
Este foi um semestre que literalmente ocorreu a distância para mim, pois fiz todas as atividades em casa pois não podia andar devido a um tomor no pé, mas não com menas ajuda dos professores e tutores que muito me auxiliaram.
Foi um eixo que as disciplinas se voltaram para as séries iniciais do ensino fundamental, na época procurei fazer as atividades dentro do que me era exigido, mesmo não podendo aplicar o que estava escrevendo, não imaginando que alguns semestres depois eu estaria utilizando aquelas atividades com meus alunos.
O tempo, o espaço as formas foram alguns conseitos muito trabalhados os quais devem ser trabalhados no dia-a-dia de uma sala de aula, independente da disciplina.
Apesar de ter feito todas as atividades sem uma prática, pude contar com alguns professores que me deram todo auxilio que necessitei para desenvolver a atividade de forma clara e objetiva.
Foi um eixo voltado a desenvolver atividades que hoje as retomo para desenvolver na minha sala de aula.
Com certesa mais um eixo que veio a agregar muitos conhecimentos nesta minha caminhada, mas um eixi que não encontrei hoje diretamente relação com meu TCC, mas com certesa mais um ela desta corrente interdisciplinar.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Edinei,

Lembro bem da tua luta contra a doença... É bom hoje relembrar isso e ver que tudo ficou no passado e que superaste todas as dificuldades. Parabéns!

É impossível não dizer que tiveste algumas "perdas", pois, o eixo IV tinha um caráter mais prático que exigia a aplicação das atividades em turmas de alunos. Essa atividade, sem dúvida, ajudou a compreender melhor a realidade dos alunos bem como o modo eles se apropriam dos conceitos ligados às áreas de Ciências, Matemáticas, etc. Mas acredito que o estágio também te deu a possibilidade de experimentar muitas atividades ligadas a essas disciplinas.

Vou reforçar a importância de revisares o teu texto antes de postar. Há uma série de erros de ortografia que precisam ser corrigidos, certo? Alguns deles: tomor/tumor, menas/menos, conseitos/conceitos, auxilio/auxílio, eixi/eixo, certes/certeza.

Beijos, Rô Leffa.

Edinei disse...

Com certeza estas perdas ocorreram sim Rosângela, como você disse utilizei sim algumas destas práticas no meu estágio, o que foi muito bom, pude perceber ai o quanto havia perdido naquela época sem poder fazer a prática das disciplinas, mas não por vontade minha.
Realmente revisei meu texto e percebi os erros que mensionaste, vou me corrigir sim e obrigado pela dica.
Abraço
Edinei