terça-feira, 9 de novembro de 2010

REFLETINDO SOBRE O EIXO VI

As interdisciplinas estudadas neste semestre foram:
Seminário Integrador VI
Desenvolvmento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II
Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
Filosofia da Educação
Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História

Mais um semestre onde as disciplinas caminharam paralelas.
Estudar sobre pessoas com necessidades especiais, foi muito engrandecedor para mi. É um tema muito pertinente, pois hoje se fala muito em inclusão, porém sabemos que não é muito facil, mas que estamos caminhando para esta inclusão, onde muitas das escolas ja possuem o básico, como rampas, espaços adaptados, mas sabemos que ainda falta muita coisa, inclusive a capacitação de professores.
Nesta postagem ressalto o portfólio de aprendizagens, onde assistimos o filme "Entre os Muros da Escola", um filme que abordava o cotidiano de uma escola e a relação entre professores e alunos.
O filme apresentava um contexto de uma turma eterogênia com varios alunos de etnias diferentes.
No momento em que fizemos esta atividade achei um pouco fora do meu foco para a faculdade, achei algo meio fora do comum, da realidade, algo com cara de filme e não de dia-a-dia.
Hoje, atuando em uma escola de Arroio do Sal, me deparei com uma turma parecida, são crianças de classes diferentes, com familias que não são constituidas de pai, mãe, irmãos. Estas são diversificadas que migraram para a praia em buscade oportunidades, mas que muitas delas não encontraram.
As crianças acabam sofrendo com estas mudanças e refletem na sala de aula.
São crianças carentes de carinhos, muitas revoltadas com o meio em que vivem, e na grande maioria não querem saber de estudar, até porque não tem insentivos em casa.
Os pais ou responsaveis não frequentam a escola, ficando as crianças sem um acompanhamento.
Enfim, muitas vezes as atividades propóstas nos parecem sem sentido, mas em algum momento iremos nos identicar com elas.

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Edinei,

a proposta do SI para retomarem as interdisciplinas rendeu um excelente registro sobre mudanças "nas certezas provisórias". Achei muito interessante o fato do filme ter marcado tão profundamente o eixo e fiquei me perguntando se as interdisciplinas não apontaram alguns caminhos para lidar com estas situações na sala de aula?
Que tipo de atividades parecem sem sentido neste contexto? Estás buscando alternativas nos textos?
Fale um pouco mais sobre isso e, quem sabe, podemos contribuir com alternativas viáveis?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Edinei disse...

Ola prof Nadie, que bom ter um comentário seu.
Realmente o filme foi muito marcante, até porque, como disse, não achei que fosse algo tão real, o que hoje perceb na minha prática que aquelas situações são reais e que acontecem sim.Vivo hoje algumas parecidas.
É evidente que as interdisciplinas nos ortraram como lidar com situações diferenciadas em sala de aula, seja com alunos rebeldes ou com alunos com necessidades especiais, mas sabemos também que a prática é muito diferente da teoria.
Quando me referi "atividades parecem sem sentido", me referi ao filme e não as interdisciplinas, que foramde extrema importância para meu engrandecimento como pessoa, aluno e hoje um professor.
Quanto aos textos, realmente não consigo retomar todos os lidos, mas estou buscando sim subsidios neles para fazer minhas postagens, estou buscando, revendo, mesmo que de forma rápida, meus arquivos para realizar novamente minhas reflexões.
Lembro e revi um texto de Adorno, "Ainda é possivel Educar?", o qual me reportou diretamente a minha realidade de hoje como professor, de uma escola eterogênia e de uma turma de 24 alunos diversificada, quanto a raça, religião, família e classe social.
Adorno diz neste texto que "a imagem da educação pela natureza, na qual muitos crêem irrefletidamente, é basicamente errada".
E realmente, hoje não se pode educar apenas seguindo as cartilhas pedagógicas, ou usando o autoitarismo, precisamos sim estarmos abertos ao diálogo com nossas crianças, pois antes de prepará-los para serem os melhores na sociedade escolar, precisamos auxilia-los a serem seres sociais, capazes de viver e conviver na sociedade em que vivem.
Um grande e carinhoso abraço,
Edinei

Nadie Christina disse...

Oi Edinei,

foi muito esclarecedora a tua complementação, pois inicialmente fiquei com a impressão que as "atividades sem sentido" eram propostas por ti.
Estas inquietações são importante para que continues a refletir constantemente sobre a tua práxis e te permitas recriar sempre.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie