sábado, 6 de novembro de 2010

REFLETINDO SOBRE O EIXO V

Mais um eixo, e não menos importante que os anteriores.
Neste eixo as seguintes interdisciplinas foram estudadas:

Projeto Pedagógico em Ação
Organização do Ensino Fundamental
Organização e Gestão da Educação
Psicologia da Vida Adulta
Escola,Cultura e Sociedade
Seminário Integrador

Neste semestre estudamos mais a fundo a gestão escolar, a organização pública e a escola como uma instituição.
Através das leituras e das aulas presenciais que tivemos com o Prof. Helvécio, a Prof. Izabel e a Prof. Vera, consegui apurar mais meu olhar frente a parte burocrática das escolas, nas áreas administrativas, organizacionais e curriculares.
Neste semestre a interdisciplina de Seminário Integrador também me reportou ao meu TCC, ao rever um trabalho que fiz sobre "Hábitos de Leitura", ja que no meu TCC foco a contação de histórias e neste trabalho falei muito na parte de incentivo a leitura, da importância deste hábito ser trabalhado desde os pequenos.
Escrevi que a leitura é um hábito a ser adquirido e cultivado, desde a educação familiar, passando pela escola e dando continuidade por toda a vida.Revendo este trabalho, percebi que ai, ja me identificava, mesmo que sem perceber, com meu TCC, pois ja me preocupava com o rumo que as leituras convencionais estão tomando, de como elas estão se perdendo, dando espaço para as leituras audiovisuais.
Este foi um dos motivos que me instigou a escolher o tema "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" para o meu TCC, afinal o encantamento e a magia de uma leitura em um livro não pode ser deixada para traz, apesar da tecnologia ser necessaria, um folhar de paginas de um livro não pode perder sua magia.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Edinei,

está ótima esta postagem e contagiante a forma como revelas o teu entusiasmo diante da temática do TCC, que já estava te despertando interesse desde o eixo V. É fascinante acompanhar as releituras e o processo meta-cognitivo decorrente das mesmas. No teu caso, a percepção sobre o modo como a tua questão de pesquisa foi se construindo ao longo do tempo. Concordo contigo, sobre a importância de manter a leitura no papel (livros, folheando páginas, etc). A tendência é sucumbir diante das novas tecnologias, ao invés de manter aquilo que as tecnologias que as antecederam tem de bom e apenas integrar novas possibilidades.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie